Projetos
Desde 2014, os pacientes que passam pelo rastreamento para diagnóstico genético de Hipercolesterolemia Familiar (HF) no HipercolBrasil são convidados a passar por nutricionista, a fim de responder inquérito sobre seu consumo de alimentos. Esse levantamento permitirá que o consumo alimentar de indivíduos com HF seja melhor estudado e compreendido, para aplicação destes dados no tratamento dessas famílias.
Ao final do atendimento os indivíduos recebem o Guia Alimentar do HipercolBrasil e são orientados sobre modificações necessárias dos hábitos alimentares identificados pelo inquérito dietético.
Já foram desenvolvidos materiais educativos para auxiliar na alimentação infantil e na montagem da lancheira das crianças de nossas famílias.
Programa genético de rastreamento ativo de hipercolesterolemia familiar em 10 cidades brasileiras. O Projeto Itinerante visa o rastreamento genético em cascata para identificação, tratamento e acompanhamento de indivíduos com hipercolesterolemia familiar (HF). O projeto objetiva rastrear a população de 10 municípios brasileiros com até 60 mil habitantes e as cidades selecionadas foram escolhidas por terem suspeita de um efeito fundador e, consequentemente, uma frequência maior de pacientes com HF.
O projeto teve inicio em janeiro de 2017 e, além do rastreamento, visa a conscientização da população e de agentes de saúde, além da capacitação das UBSs visitadas, para que continuem viabilizando o rastreamento da população após a visita do programa.
Os indivíduos com Hipercolesterolemia Familiar, quando entram para o programa de rastreamento genético em cascata do HipercolBrasil, são orientados sobre a importância do tratamento adequado, a gravidade da doença e são encaminhados para ambulatório específico. Deste ponto em diante, a realização do seguimento é essencial para acompanhamento anual dos pacientes que receberam o laudo genético e foram encaminhados para acompanhamento médico.
O seguimento, que é realizado por telefone, por profissional treinado, é primordial para diagnosticar os eventos clínicos mais importantes, prognóstico clínico e os mecanismos que estão relacionados com o desenvolvimento de eventos cardiovasculares nestes pacientes. Além disso, essas informações formarão um banco de dados único, com informações de saúde destes pacientes, ao longo dos anos, avaliando assim a eficácia das medidas preventivas e terapêuticas. Até o mês de agosto de 2018 foram acompanhados 1170 pacientes. Após uma análise dos primeiros resultados do seguimento identificamos que, depois de um ano de acompanhamento dos indivíduos que participaram do programa HipercolBrasil, detectamos uma elevada prevalência de eventos cardiovasculares. Além disso, a longa exposição a níveis elevados de LDL-C, parece ser o mais importante preditor de risco de curto prazo para um evento cardiovascular. Maior tempo de seguimento vai ajudar a caracterizar melhor a importância dos fatores de risco para o surgimento de DAC em uma população que vai receber tratamentos novos e adequados para redução do nível de LDL-C.
Quem quiser saber mais sobre esse estudo leia o nosso artigo publicado em maio de 2016 na revista médica Atherosclerosis.